Clipping – Jornal Semanário SOL | Carina Produtos Alimentares

Carina - Produtos Alimentares
Carina - Produtos Alimentares

Clipping Semanário SOL
Carina Produtos Alimentares – Aposta Inequívoca na Qualidade

A Carina – Produtos Alimentares Lda., localizada em Chaves e criada em 1988, dedica-se ao fabrico e comercialização de produtos pré-cozinhados ultracongelados. Pastéis de bacalhau, rissóis, chamuças, croquetes, pão de queijo, Pastéis de Chaves, certificados IGP, entre outros, são algumas das iguarias que a empresa coloca no mercado e com as quais delicia todos os seus clientes.

A aposta da inovação de produtos traduz-se no desenvolvimento de soluções vegetarianas e no acompanhamento de tendências de consumo sempre com os padrões de qualidade elevados.

António Borges e Carla Borges, sua esposa, assumiram a gerência da Carina – Produtos Alimentares Lda. há cerca de 13 anos quando esta atravessava um período muito difícil. “Foram anos muito complicados, uma vez que a empresa estava tecnicamente falida.

Os funcionários tinham ordenados em atraso, havia dívidas a fornecedores, etc. Mas o mais grave ainda era a possibilidade de encerramento imediato das instalações por falta de condições. Esta realidade fez com que os primeiros anos tenham sido um desafio, até porque não tinha experiência de trabalho neste setor e tive que aprender no dia a dia, com base na tentativa e erro. A nossa base de trabalho assentava apenas num único cliente, uma grande cadeia na área do retalho que laborava apenas suportada no preço”, recorda o empresário. Posta esta realidade, António Borges toma então a decisão mais difícil: rescindir o contrato com o único cliente existente.

“Tivemos que voltar ao início, reorganizar por completo a empresa e começar do zero, uma vez que a nossa aposta passou a ser inequivocamente a qualidade e não o preço. É impossível conjugar um preço demasiado baixo com um produto de qualidade. Partindo desse prínci-pio escolhemos o nosso caminho. Desde então, e até hoje, adquirimos apenas matéria-prima de elevada qualidade, mais valia que se reflete no produto final. Começámos a incluir produtos novos e inovadores e a nossa base de clientes começou a crescer. Além disso melhorámos, apostando num forte investimento em instalações e equipamentos, tornando-o num espaço moderno e bem equipado. A inovação não deixou que ainda grande parte do nosso trabalho continue a ser manual, uma vez que não queremos perder o gosto caseiro dos nossos produtos. Procuramos alternativas, novos conceitos e abordagens, apostando em soluções para o desenvolvimento dos nossos produtos e práticas de trabalho. Foi esta aposta que levou ao nosso crescimento exponencial”.

Olhando para trás, o empresário recusa esquecer o apoio que sempre recebeu por parte de todos os funcionários da Carina.

"A inovação não deixou que ainda grande parte do nosso trabalho continue a ser manual, uma vez que não queremos perder o gosto caseiro dos nossos produtos"

“Tenho mesmo que destacar todo o empenho e abnegação da equipa de trabalho que foi sempre fantástica e que sempre esteve ao meu lado, a lutar pelo futuro desta empresa. Não esquecendo todos os que por aqui passaram. A verdade é que, sem eles, nada teria sido possível. Hoje somos uma verdadeira família e é a eles que devo tudo, até porque também foi com eles que aprendi muito do que sei atualmente. Estive-mos, estamos e estaremos sempre unidos e fortes. Cheios de coragem e determinação para todas as lutas que nos aparecerem pela frente. Nunca desistir é o mais importante”